16/01/2015

Carta aberta sobre a semana

Um texto meu que foge da proposta do blog, mas que mostra minha indignação com determinada situação:


É inacreditável como um corte de cabelo consegue causar tanto alvoroço em uma semana de uso:  você não só precisa aprender a lidar com o novo comprimento como também precisa aprender a lidar com as pessoas. O que percebi foi a facilidade que o ser humano tem em julgar os outros por suas próprias escolhas.
 Estamos no século XXI, a era da informação e da diversidade, e mesmo assim ainda tem gente que fica "em choque" ao encontrar mulheres com o cabelo curto como o meu. Gente que tem a mesma visão que se tinha no início dos anos 20, quando o cabelo curto foi incorporado por mulheres, de que não se passa de um 'atentado aos bons costumes'. Foram pessoas assim, com isto em mente, que se sentiram em liberdade para julgar minha opção sexual pelo meu corte de cabelo. Mais irônico do que isso é que quem começou foi uma mulher.
 Eu não condeno ninguém por se expressar, a liberdade de expressão é uma dádiva, o grande problema é quando ela passa a ser usada no pejorativo, para insultar as pessoas. Não disse em momento algum que vejo problema em ser homossexual, muito pelo contrário, não cabe a mim julgar a opção sexual do outro. Mas o que realmente me incomodou foi ver pessoas que conviviam comigo diariamente apresentarem uma enorme tendência à homofobia.
 A minha orientação sexual, julgada erroneamente pelo meu cabelo, não interfere em nenhuma vida sem ser na minha. Então peço, com toda educação, que parem de achar que sabem mais dos outros do que eles mesmo.
 Qualquer tipo de preconceito merece tolerância zero, não é a toa que isso crime. Fica a dica pra você que depois de falar diz que "foi só brincadeira".

Nenhum comentário:

Postar um comentário